quinta-feira, 26 de março de 2015

PROJETO IDENTIDADE E AUTONOMIA COM A TURMA DO BERÇÁRIO II B / 2015


Projeto Identidade e Autonomia

TEMA: EU SOU ASSIM!

PROFESSORA: DANIELE GOMES DOS SANTOS
AUXILIARES DE SALA: LEILA E LEONIDA

JUSTIFICATIVA:

A criança tem seu jeito próprio de compreender o mundo e é partindo de observações e estabelecendo relações com a realidade e com o meio que ela vive que tenta construir sua identidade e autonomia. Neste processo de construção, em busca de sua autonomia e identidade a criança percorre diversos caminhos, entre a família, a escola e o mundo que a cerca.

OBJETIVO GERAL:

Oportunizar a criança a construção da sua identidade e autonomia, a partir da sua convivência e relacionamentos com as crianças e adultos do C.M.E.I, incentivando o ser, o estar, o aprender, e o conviver com os outros.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

- Identificar na foto da família os membros da mesma;
- Reconhecer as partes do seu próprio corpo, através da musicalização;
- Respeito e valorização por si mesmo e pelos outros;
- Reconhecer suas preferências e as de seus colegas;
- Estimular nas crianças o gosto pelo fazer artístico levando-as à reflexão sobre questões artísticas e estéticas de forma significativa.
- Estimular o a criatividade da criança e auxiliar em seu desenvolvimento motor.
 - Construir livro com algumas informações suas;
- Proporcionar as crianças o entendimento (o vivenciar) do significado da Páscoa.

AÇÕES PEDAGÓGICAS:

BRINCADEIRAS E ATIVIDADES:

- Roda de conversa sobre as partes do seu corpo;
- Cantigas de roda sobre as partes do corpo;
- Brincar na frente do espelho;
-  Desenho e pintura;
- Carimbo dos pés e mãos;
- Exposição de fotos da família em forma de móbiles;
- Elaboração de gráfico de altura;
- Entrevista com os pais “sobre a história do seu nome”;
- Brincadeiras de roda;
- Cantar músicas referentes ao tema da páscoa;
- Ouvir Música referente ao tema. Ex.: Coelho Barrigudo, Coelhinho da Páscoa..
- Passeios pelas dependências da escola;
- Estimular as crianças a se alimentarem com o cardápio do CMEI;
- Explorar espaços como a grama, areia, brita, parques;

CRONOGRAMA: Tempo de duração: aproximadamente 30 dias. (FEVEREIRO)

AVALIAÇÃO: Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora, na sua participação nas atividades


Fotos do Berçário IIB explorando os espaços do CMEI e 
realizando algumas atividades de rotina e dos projetos!!!!!



















Um comentário: