Projeto de Construção
Título: Uma
Coisa Vira
Outra
Justificativa
De acordo com as Diretrizes
Curriculares Nacionais para a Educação Infantil que trazem como
eixo central as interações e a brincadeira, e por meio das
reflexões proporcionadas pelos encontros de estudo promovidos pela
Semed e profissionais dos Centros Municipais de Educação Infantil
de Jaraguá do Sul, oportunizou-se um novo olhar sobre os espaços
destas instituições.
A partir das reflexões e da
observações destes espaços, notamos que em especial as salas dos
Berçários possuem muitos berços, e que eles ocupam grande espaço
da sala privando a criança de explorar e interagir mais nesse
ambiente. De acordo com o Manual de Orientação Pedagógica:
Brinquedos e Brincadeiras nas Creches “Valorizar o brincar
significa oferecer espaços e brinquedos que favoreçam a brincadeira
como atividade que ocupa o maior espaço de tempo na infância”.
Nesse contexto, sentimos a necessidade
de ampliar o espaço para as brincadeiras e transformar alguns
berços em brinquedos, com a intenção de transformar o ambiente da
sala em um espaço mais rico, acolhedor e interativo.
Objetivo Geral
Modificar o ambiente da sala,
transformando alguns berços em brinquedos, oportunizando um espaço
que favoreça as interações e brincadeiras.
Objetivos específicos
- Construir nas salas cantinhos de brincadeiras com os móveis/brinquedos construídos a partir da transformação dos berços;
- Oferecer um ambiente rico e interativo, garantindo um espaço seguro e adequado a faixa etária;
- Despertar a imaginação, a criatividade e a interação das crianças por meio da transformação dos berços.
Materiais utilizados
Berços, tintas, rodas, corda e
materiais decorativos.
Relato da construção
- A partir das reflexões e do planejamento proposto pelo grupo, retiramos alguns berços das salas dos Berçários e levamos à marcenaria.
- No início não tínhamos ideia em que eles seriam transformados, aos poucos, partindo das sugestões, os berços foram transformado-se em camas baixinhas, bancos e caminhão.
- Após 20 dias, esses objetos voltaram para as salas transformados.
- O banco foi colocado em frente a um espelho, juntamente com um tapete e almofadas coloridas. Enriquecendo o espaço, colocamos um cesto de tesouros para serem explorados pelos bebês.
- O caminhão ficou próximo à porta, pois o mesmo contém rodas e além de servir para brincadeiras na sala, é usado para passeios nos diferentes espaços do CMEI.
- Uma das caminhas ficou no cantinho do faz de conta, juntamente com as bonecas e livrinhos de pano.
- Os demais bancos e caminhas foram distribuídos nas demais salas e espaços da instituição como na casinha do pátio e são utilizados por todas as turmas, desde os Berçários até os Maternais.
Avaliação
A partir da realização do Projeto
“Uma Coisa Vira Outra” realizado no primeiro semestre de 2014,
observamos que ocorreram mudanças significativas nos espaços das
salas dos Berçários.
Após os estudos e reflexões pautados
nas Diretrizes Curriculares Nacionais, bem como planejamento com a
equipe de trabalho e em parceria com o marceneiro da comunidade,
transformamos alguns berços da sala em brinquedos (cama, banco e um
caminhão) para as crianças. O resultado foi uma sala mais ampla e
atrativa, possibilitando maior entretenimento e interação entre os
bebês e professoras.
Percebemos como foi relevante esta
mudança, pela reação, alegria e encantamento dos bebês em
explorar e interagir no novo espaço. Esta mudança também
repercutiu positivamente entre as famílias e comunidade escolar,
mediante comentários sobre o novo ambiente que deixou o espaço
mais bonito, atrativo e aconchegante.
É uma satisfação percebermos que
nosso objetivo em modificar o espaço por meio da transformação dos
berços em brinquedos cumpriu seus objetivos e vem favorecendo um
novo ambiente de interações, brincadeiras e aprendizagem para
nossas crianças.
Bibliografia
Brasil. Ministério da Educação.
Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares
nacionais para a educação infantil / Secretaria de Educação
Básica. - Brasília: MEC, SEB, 2010.
Brasil. Ministério da Educação.
Secretaria de Educação Básica. Brinquedos e brincadeiras nas
creches: manual de orientação pedagógica / Ministério da
Educação. Secretaria de Educação Básica. - Brasília: MEC/SEB,
2012.
ANTES |
CAMINHÃO DE BERÇO |
NO DESFILE DE 7 DE SETEMBRO |
CAMINHA DE BERÇO |
BRINCANDO DE CASINHA |
BANCO DE BERÇO |
PARA SENTAR, LER E BRINCAR |
AVIÃO DE BERÇO |
NO DESFILE DE 7 DE SETEMBRO |
Nenhum comentário:
Postar um comentário