Parada Pedagógica - Profissionais das turmas de maternal são capacitados
25/09/2014 - Publicado por: Clarissa Borba - Categoria: Educação - Tags: parada
pedagogica
maternal
O segundo dia da 3ª Parada Pedagógica da Educação Infantil, que acontece no auditório do Sesi, envolve os profissionais das turmas de maternal das creches do município. Durante a parada, apresentações culturais envolvendo as crianças que frequentam as creches motivaram os participantes. Uma delas foi a contação de histórias encenada “A Casa Sonolenta”, com a participação de crianças do berçário 2 do Centro Municipal de Educação Infantil Jader Marcolla, do bairro Água Verde.
A troca de ideias é o foco da parada. Esse foi o objetivo da apresentação “Eu sou um bebezinho”, da professora Daiana Rabock (foto), CMEI Rosa Maria Donini (Vila Lalau). Inspirada na música de mesmo nome, do conjunto musical infantil Palavra Cantada, a professora investigou o que é e como se desenvolve um bebê. Quais suas vontades e necessidades e o que lhe dá prazer.
“Palavras presentes na música como carinho, comer, mamar, mamãe-papai, quero tudo pra mim, passeei de carro e andei de cavalinho, nos ajudaram a compreender melhor o mundo do bebê. Percebemos que a hora da alimentação deve ser um momento prazeroso, tranquilo, sem mesmices ou obrigações. Assim como a hora de dormir, que não é uma obrigação e pode acontecer a qualquer hora, em qualquer lugar. Não é obrigado a dormir em horário determinado. Quando os bebês não estão dormindo, procuramos sair da sala para explorar o mundo ao redor. Os bebês ficam à vontade para explorar o que acharem mais interessante, como uma folha seca, por exemplo, em vez de uma bola”, compartilhou a professora.
Durante esta quinta-feira (25), profissionais das creches ainda apresentarão os seguintes temas, desenvolvidos com seus alunos:
-Amigos da natureza (CMEI Alexander de Borba)
-Cantos e encontros com lobos e bruxas (CMEI Elza Behling Grossklags)
-Cores (CMEI Cecília Satler Karsten)
-Conhecendo o fundo do mar (pré da Emef Ana Töwe Nagel)
-Dinossauros, pizzas e frações: uma combinação perfeita! (pré da Emef Max Schubert)
-Sensações (CMEI Robson Breis)
-Cantarolando (CMEI Daniel Pretti)
-Descobrindo formigas no parque (CMEI Profa. Alvina Karsten Schwedler)
-Meus cantinhos (pré da Emef Waldemar Schmitz)
-O cantinho da leitura (CMEI Onélia Müller Ersching)
O último dia da parada será 30 de setembro, quando os profissionais de berçário se reunirão no auditório do Cejas, das 8 às 17 horas. Nesse dia, não haverá atendimento para as crianças dos berçários 1 e 2 das creches municipais.
Confira mais fotos do evento em www.facebook.com/prefeituradejaraguadosul
http://www.jaraguadosul.sc.gov.br/news/parada-pedagogica-profissionais-das-turmas-de-maternal-sao-capacitados