sexta-feira, 27 de outubro de 2017

28 de outubro - Dia do Servidor Público

DIA DO SERVIDOR PÚBLICO

Ser SERVIDOR PÚBLICO, como o próprio nome sugere, é estar a serviço do povo. Um trabalho que exige compromisso e intensa dedicação.
Queremos parabenizar vocês servidores que contribuem, com eficiência e zelo, na realização das suas atividades.
Neste dia especial, agradecemos o empenho de todos aqueles que, através do comprometimento, buscam uma EDUCAÇÃO de qualidade para as crianças de Jaraguá do Sul.

PARABÉNS PELO SEU DIA!
28 de outubro 2017.
Com carinho,
CMEI Jader Marcolla

Assista ao vídeo em Homenagem aos nossos Servidores Públicos...


quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Ganhamos um Liquidificador de Doação

      No mês de Setembro ganhamos de doação um Liquidificador para ajudar as merendeiras na cozinha da nossa instituição. A Fernanda Fachini que é mãe e membro do nosso Conselho Escolar, fez essa  maravilhosa doação para contribuir com o trabalho das nossas merendeiras que fazem uma deliciosa comida para as nossas crianças.

 O nosso muito Obrigado!

Da esquerda para a Direita: Denise, Irene, Bernardete, Rosangela, Dilce e a Fernanda

Aniversariantes do mês de Setembro - 2017





segunda-feira, 2 de outubro de 2017

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL


Atualmente, com a modernidade e a facilidade de acesso a produtos industrializados cheios de sal, açúcar e gorduras, a saúde das pessoas vem se modificando e as doenças como obesidade, diabetes e hipertensão têm aumentado muito, atingindo nossas crianças mais precocemente.

Dez passos para uma alimentação equilibrada e saudável

Passo 1: Procure oferecer pelo menos três refeições (café da manhã, almoço e jantar) e dois lanches saudáveis por dia. Evite pular as refeições. Ensine a criança a comer devagar, mastigando bem os alimentos, assim ela aprenderá a apreciar a refeição. Essa é uma forma de prevenir a obesidade na infância, na adolescência e na vida adulta. Procure ofertar alimentos saudáveis – leia sempre os rótulos dos alimentos.

Passo 2: Ofereça diariamente alimentos dos grupos dos cereais (arroz, milho, trigo, pães, massas) e dos tubérculos (batata, batata-doce, batata salsa aipim/mandioca, cará, inhame). Prefira: pão integral, arroz integral, batata ou aipim cozidos ou na forma de purê.

Passo 3: Ofereça diariamente frutas, verduras e legumes para seu filho. São ricos em vitaminas, minerais e fibras, importantes para a proteção da saúde, e diminuem os riscos de ocorrência de várias doenças. Estimule o seu consumo, não se esquecendo de colocá-los na mesa. Coloque em todas as refeições um prato com frutas, verduras e legumes, aos poucos todos irão criar o hábito de comer estes alimentos. Prefira os produtos de época, são mais baratos e nutritivos.

Passo 4: Ofereça feijão com arroz todos os dias, pelo menos uma vez por dia, ou no mínimo cinco vezes por semana. Esse prato é uma combinação completa de proteínas. O feijão é uma boa fonte de ferro e auxilia na prevenção da anemia. Para melhorar a absorção do ferro é importante ingerir fontes de vitamina C como: suco de limão, laranja, acerola, entre outras. Para variar pode-se substituir o feijão por lentilha, grão de bico, ervilha seca ou soja.

Passo 5: Procure oferecer diariamente leite e derivados (leite fermentado, iogurte, queijos magros), carnes, aves, peixes ou ovos. Leites e derivados são as principais fontes de cálcio da alimentação. Evite os queijos amarelos. Não substitua o leite e os derivados por refrigerantes ou sucos artificiais, pois podem interferir na ingestão diária adequada de cálcio pela criança. Retire a gordura aparente das carnes e a pele do frango antes de prepará-los. Evite o consumo de salsicha, linguiça, salame, mortadela e preparações fritas ou à milanesa.

Passo 6: Alimentos gordurosos devem ser evitados. Prefira alimentos assados, grelhados ou cozidos no lugar de fritos. Evite o uso de margarina, prefira a manteiga, mas deve-se cuidar com a quantidade. Um frasco de óleo por mês é suficiente para uma família de quatro pessoas.

Passo 7: Evite o consumo diário de refrigerantes e sucos artificiais industrializados, bolos e biscoitos doces recheados, sobremesas doces e outras guloseimas. Ofereça os no máximo duas vezes por semana, em pequena quantidade. O excesso no consumo desses alimentos contribui para o aumento do peso, das cáries dentárias e também de outras doenças.

Passo 8: Modere o uso de sal. Em excesso pode contribuir para o aumento da pressão (hipertensão). Evite temperos prontos, alimentos enlatados, carnes salgadas e embutidos como mortadela, salame, linguiça etc. Todos eles contêm muito sal. Não leve o saleiro para a mesa. Use temperos naturais e pedaços de limão.

Passo 9: Ofereça de seis a oito copos de água por dia. Incentive seu filho a tomar água nos intervalos das refeições. É muito importante para o bom funcionamento do organismo. O intestino funciona melhor e o corpo se mantém hidratado.

Passo 10: Estimule seu filho para que seja ativo. Incentive que faça diariamente 30 minutos de atividade: saia para caminhar com ele, leve-o para andar de bicicleta, passear com o cachorro, jogar bola, brincar de amarelinha, pega-pega, esconde-esconde, correr, dançar, pular corda ou fazer algum tipo de esporte. Não deixe seu filho passar muitas horas assistindo TV, jogando vídeo game ou brincando no computador. Mantenha o peso do seu filho dentro dos limites saudáveis para a idade dele. Acompanhe o gráfico de crescimento da Caderneta de Saúde do seu filho.

Nutricionistas Semed: Elza, Ionara, Tatiane e Tiago.